quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Biografia de Carlota Ferreira Martins Colares

Carlota Ferreira Martins Colares. (conhecida socialmente como Carol Ferreira), nasceu em Ponta Grossa, no dia 18 de fevereiro de 1911, é filha de Manoel Cyrilo Martins Colares e de Maria de Jesus Andrade Ferreira. É descendente de uma tradicional família ponta-grossense que se radicaram aqui por volta de 1855, e onde ela vive atualmente.
Carol Ferreira é a caçula de 14 irmãos, que seguiu juntamente com seus irmãos a carreira artística herdado de seu saudoso pai conhecido no meio artístico ponta-grossense, pois era advogado, músico, compositor e possuía uma Banda Musical.
Já na infância demonstrou grande interesse pela literatura, musica, e arte. Com sete anos de idade Carol Ferreira estudou no Jardim da Infância no Colégio Santana, fez o Curso Primário e mais tarde o Curso Normal no Colégio Regente Feijó e o Curso Superior na Faculdade de Ponta Grossa.
Fez o Curso de Mestrado em Música no Rio de Janeiro, e curso de Terapêutica e Nutricionista em São Paulo. Fez muitos outros cursos como o dança, pintura, escultura, cursos de línguas neolatinas entre outros. Nesta Carol conheceu artistas famosos de sua época.
Aprendeu a tocar piano com seu pai Manoel Cyrilo Ferreira em Ponta Grossa. Desde a fundação da sua escola musical da qual foi Diretora Presidente, e onde ela lecionou música por 58 anos. Além de es na or 58 anos, formando muitas geraçnou por 58 anos.a em Ponta Grossa. professora, foi pianista, cantora, compositora, pintora, dançarina, poetisa e literata; dentre outros atributos.
Escrevo, assim, com emoção, tentando repassar para os leitores que a conhecem e também para aqueles que não tiveram o prazer de seu convívio, uma pequena biografia, cuja visão é real, pois conheço pessoalmente a pianista, que fazia deslizar entre suas mãos suaves o teclado, produzindo por entre seus dedos os sons mais belos, que a nossa alma poderiam testemunhar.
Incontáveis foram às vezes que Carol subiu ao palco, em estreias de grandes espetáculos e, sob aplausos que ela bem sabia recompensar, tinha-se como uma artista confortada pelas palmas e pelos abraços de amigos, de alunos e de companheiros de profissão.
            Carol Ferreira é uma dádiva, de especial espírito e talento incomparável, sempre apreciada pela fina elegância com que se apresentava ao seleto público da sociedade princesina.
            Parabéns pela vida inteira em que você semeou pérolas aos nossos ouvidos, e por nos permitir a aproximação neste convívio até aqui!
                                                                  PARABÉNS PELA DATA NATALÍCIA!
                                                                       Isolde Maria Waldmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário